Telefone: (41) – 3022-5508 / WhatsApp: (41) – 9.8801-2299

RONCO NA INFÂNCIA

Ronco não é assunto só de gente grande!

E roncar na infância não é normal!

Conhecida como a Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), ela surge devido a uma série de fenômenos que ocasionam dificuldade no sistema respiratório, e pode ocasionar mau rendimento escolar e até complicações no meio bucal, como o bruxismo noturno. Para que não haja problemas maiores é importante buscar ajuda o quanto antes.

O QUE O RONCO PODE DIZER DA CRIANÇA?

Não existe nada melhor que uma boa noite de sono. Ainda mais quando falamos de crianças que gastam muita energia durante o dia. O ronco pode atrapalhar o sono desses pequenos e tornar o dia mais cansativo. O mau aproveitamento escolar, hiperatividade, retardo do crescimento e o atraso no desenvolvimento são alguns dos reflexos da apneia. Outras consequências atingem até mesmo o sorriso, como deformação craniofacial, mandíbula retraída e bruxismo noturno. Problemas que comprometem a deglutição, a fala e o sistema respiratório (rinite e sinusite), também estão inclusos.

respiração ideal é realizada pelo nariz e com a boca fechada, e deve estar presente desde bebe para não ocasionar complicações. Isso vai estimular o crescimento correto do complexo craniofacial durante a infância e adolescência.

COMO ATUAR?

É importante que os pais fiquem de olho no comportamento do seu filho durante a noite, roncar, dormir com a boca aberta, coceira no nariz, babar no travesseiro, ter sono agitado, ranger dentes, fazer xixi na cama podem ser sinais presentes em crianças portadoras de apneia infantil.

Verificar alguma atitude diferente durante o dia, como a queda do rendimento escolar, hiperatividade, sonolência, alteração comportamental. Se for constatada alguma anormalidade, deve-se fazer uma avaliação com um ortodontista e/ou odontopediatra e, se necessário, encaminhar a criança para um tratamento com profissionais especializados em distúrbios do sono.

TRATAMENTO ORTODÔNTICO PODE SER A SOLUÇÃO

O tratamento odontológico para ronco e apneia é considerado uma das opções mais eficazes, depois da adenotonsilectomia, tanto para crianças e adolescentes, como para adultos.

O tratamento consiste no uso de aparelho intraoral de acordo com as características da arcada dentária. Sua função é sustentar a musculatura da garganta e promover o avanço mandibular, aumentando o espaço para a passagem do ar, nas vias aéreas. Diferente do adulto, o tratamento do ronco e apneia na infância e adolescência também pode incluir a remoção das adenoides e tonsilas, mas sempre acompanhado do tratamento com o dentista especialista em sono e fonoaudiólogo, caso contrário o tratamento não será eficaz.

Comments are closed.